Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Francis Hime e João Guilherme Ripper são os destaques do programa

Música e Músicos do Brasil destaca obras destes grandes dois nomes da música brasileira

Música e Músicos do Brasil

No AR em 25/08/2019 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (25) faz uma pequena homenagem ao compositor Francis Hime, que neste mês completou 80 anos de vida. E ainda no programa, confira um pouco mais da entrevista com João Guilherme Ripper, nosso artista de destaque de agosto.

Ouça no player acima.

Nascido no Rio de Janeiro em 13 de agosto de 1939, o compositor, arranjador, instrumentista e maestro Francis Hime é tido como um dos maiores nomes da música brasileira desde a década de 1960. Ele iniciou os estudos ao piano com apenas seis anos de idade no Conservatório Brasileiro de Música, e posteriormente teve aulas de composição, regência, harmonia e arranjo na Suíça e nos Estados Unidos. Ao longo da sua carreira, Francis Hime travou parceria com os mais importantes nomes da Bossa Nova e MPB, como Vinícius de Moraes (seu primeiro grande parceiro), além de Chico Buarque, Milton Nascimento, Ruy Guerra, entre tantos outros.

Além disso, Francis Hime estudou com grandes nomes da trilha sonora, como Lalo Schifrin, David Raksin, Paul Glass, Albert Harris e Hugo Friedhopfer, o que fez com que se tornasse um importante compositor de música para teatro e cinema de nosso país.  

A estética da música de Francis Hime traz uma fusão de ritmos brasileiros, como frevos, sambas, choros e modinhas, sempre com um refinamento instrumental e sonoridade única. A versatilidade do catálogo musical deste consagrado compositor, que além de grande nome da música popular e de cinema, traz também grandes obras de concerto, como “Carnavais para coro mixto e orquestra”, a partitura sinfônica de “Terra Encantada”, as Sinfonias número 1 e a do “Rio de Janeiro de São Sebastião”, a “Ópera do Futebol”, além de diversos concertos e fantasias para instrumento solo e orquestra. 

E quem também fez aniversário em agosto foi o nosso artista de destaque, João Guilherme Ripper, que comemorou os seus 60 anos no último dia 20.  No último programa, o ouvinte conferiu um pouco da entrevista com esse renomado compositor carioca, que falou sobre o início da sua trajetória musical e sobre alguns pontos interessantes do seu processo de composição. Acompanhe mais da participação de João Guilherme Ripper no programa, além de algumas das suas principais obras.

Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 23/08/2019 - 13:23

Mais do programa