Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Flautistas Norton Morozowicz e Odette Ernest Dias são os destaques do Música e Músicos do Brasil

Confira um pouco da história e importantes gravações destes dois grandes nome da flauta do Brasil

Música e Músicos do Brasil

No AR em 22/09/2019 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (22) traz um repertório repleto de composições escritas para flauta, apresentadas por Norton Morozowicz (o artista de destaque do mês de setembro) e Odette Ernest Dias (a homenageada na série "O intérprete do ano").

Ouça no player acima.

Com uma incrível carreira como flautista e maestro, o artista de destaque do mês, Norton Morozowicz, é, sem dúvidas, um dos maiores nomes da música de concerto do nosso país. Ocupante da cadeira número 24 da Academia Brasileira de Música, Norton possui mais de 35 CDs gravados, seja como regente, solista ou camerista, e é um dos maiores incentivadores da música brasileira. Para poder abordar com mais detalhe a carreira de Norton Morozowicz, o programa vai focar, nesta edição, a sua atuação como flautista. E no próximo programa, o destaque será para o incrível trabalho de Norton como regente. 

Em uma entrevista para o Música e Músicos do Brasil, Morozowicz fala sobre a sua carreira como flautista e apresenta importantes gravações de diferentes compositores, como Villa-Lobos, Jacques Ibert, Bizet e Henrique de Curitiba, e com parcerias históricas, como com o fagotista Noel Devos e os pianistas Homero Magalhães e Glacy Antunes de Oliveira.

E ainda no programa, confira gravações de obras clássicas e populares de outro grande nome da flauta do país, que é homenageada em 2019 na série “O Intérprete do Ano”. A flautista franco-brasileira Odette Ernest Dias, que este ano comemora 90 anos de vida, se graduou em 1951 pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Logo no ano seguinte, ela se mudou para o Brasil, a convite do maestro Eleazar de Carvalho, para atuar como flautista na Orquestra Sinfônica Brasileira, onde trabalhou por mais de 20 anos.

Confira mais no Música e Músicos do Brasil. Domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 20/09/2019 - 15:26

Mais do programa