Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Compositor Gilberto Mendes morre aos 93 anos

Ouça uma entrevista realizada em outubro de 2015 com o músico

O maestro e compositor Gilberto Mendes faleceu nesta sexta-feira (1º), aos 93 anos, vítima de um infarto. O corpo do músico será velado neste sábado (2) na Memorial Necrópole Ecumênica de Santos, e cremado no mesmo local. Em outubro de 2015, o Música e Músicos do Brasil conversou com o compositor. Clique no player acima para ouvir a primeira parte da entrevista.

 

Nascido em 13 de outubro de 1922, Gilberto Mendes iniciou os seus estudos musicais somente com cerca de  vinte anos. Apesar de ter sido praticamente um autodidata e não ter percorrido todos os ensinos acadêmicos de composição, Gilberto Mendes chegou a receber orientação de Cláudio Santoro e Olivier Toní. 

 

Em 1962, Gilberto Mendes funda o Festival Música Nova que é considerado, desde a sua criação até os dias atuais, um dos principais eventos musicais de vanguarda da América Latina. No ano seguinte, o músico foi um dos signatários do Manifesto Música Nova, publicado na “Revista de Artes Invenção”, que sugeria uma nova Música Brasileira e era baseado no manifesto dos poetas concretistas.

 

Confira aqui a segunda parte da entrevista com o compositor Gilberto Mendes.



Confira a segunda parte da homenagem a Gilberto Mendes

O humor e a música concreta de Gilberto Mendes

Ouça especial sobre Gilberto Mendes no Supertônica

Som de Letra destaca a obra para piano de Gilberto Mendes

Criado em 12/10/2015 - 17:55 e atualizado em 03/01/2016 - 23:10

Mais do programa