Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dizzy Gillespie e Trio Mocotó no Musisfério

Programa vai ao ar na madrugada de sexta para sábado, à meia-noite.

No AR em 25/03/2017 - 00:00

Nos anos 70, a bossa nova e a música chamada “sambalanço" rolavam e se aproximaram naquele encontro um tanto inesperado do swing jazzístico. Alguns críticos consideram a bossa nova a síntese na união do jazz com o samba e, de fato, acabou se misturando internacionalmente ao jazz. 

Hoje talvez não fosse tão surpreendente, mas naquele ano de 1974 junto a Charlie Parker e Thelonius Monk, já aclamado como inventor do bebop, o trompetista norte-americano Dizzy Gillespie, aos 57 anos, entrou no estúdio Eldorado e gravou junto com o Trio Mocotó! "Entre os brasileiros reencontrei a sonoridade ideal porque, para mim, música boa é aquela que, de algum modo ou de outro, tem cor negra, como ocorre entre americanos no jazz, spiritual e blues, e brasileiros, do samba à bossa nova”, declarou Dizzy. 

Em 1974, Dizzy e os músicos Al Gafa (guitarra), Earl May (contrabaixo) e Mickey Roker (bateria) se reunram com o Trio Mocotó, formado por João Parahyba (percussão), Nereu Gargalo (pandeiro) e Fritz Escovão (cuíca). O resultado desse encontro está no programa.

Ouça a MEC FM no player abaixo.

 

Criado em 22/03/2017 - 07:18 e atualizado em 23/03/2017 - 02:29 - Episódio O inventor do bebop e o trio nordestino