Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rússia: Do folclore do século 20 ao jazz do século 21

A evolução musical em um país continental, nesta sexta-feira (31), à meia-noite

No AR em 29/03/2017 - 17:30

No início do século 20, a Rússia era observada pelos historiadores como um país profundamente inconsciente da maioria social, cultural e musical que estava acontecendo no Ocidente. Um território continental culturalmente diverso, com grupos étnicos diferentes, cada um desenvolvendo sua própria música. 

Nos anos 20, o jazz fervia em New Orleans, mas até 1980 um álbum de jazz era objeto de curiosidade na União Soviética, mesmo os sucessos norte-americanos mais comuns eram raros. O primeiro músico de jazz soviético a aparecer foi Valentin Parnov que após apresentações parisienses em 1922, retornou trazendo seu próprio grupo de jazz para excursionar. Jazz era considerado música de terceira categoria...diziam que "era um estilo de expressão apenas para espalhar ilusões baratas”. Mas Valentin, que era poeta, tradutor, dançarino e ator seria referência histórica ao divulgar o jazz com sua banda The First Eccentric Oschestra Jazz Band.

Leonid Utesov conseguiria dar mais impulso a esse panorama ainda nos anos 20. Ator famoso, Utesov cantava à frente de orquestra em filmes e peças, cunhando o estilo “teatro jazz”, baseado numa mistura de opereta, performance vocal, um pouco de drama e jazz!  Foi importante contribuição para o desenvolvimento do jazz na União Soviética. Essa perspectiva de criar música para cenas de teatro ou filme teria contribuição mais densa nas partituras de Dmitri Shostakovich. Lembra a crítica que Dmitri foi um compositor de luz e sombras, ou seja, de um lado escreveu obras orquestrais complexas, por outro músicas leves, alegres, para embalar ouvidos que assistiam filmes. O Dmitri Shostakovich estava sendo pressionado pelo regime soviético a escrever obras nacionalistas, então, essas suítes de jazz foram certa resposta atravessada do compositor. Ninguém pode afirmar qual teria sido exatamente a disposição de Dmitri Shostakovich ao escrever jazz, um tipo de jazz um tanto fácil, açucarado que Miles Davis reprovaria, mas as audiência gostam muito. Dmitri realizou todo seu trabalho de compositor conjugando suas inclinações artísticas com as demandas do Estado Stalinista. Exatamente em agosto de 1975 Shostakovich partiria desse mundo, deixando outras suítes de jazz como aquela, "Suíte para Orquestra de Jazz nº 2", composta em 1938.  

Balalaika
Balalaika (juantiagues/ Flickr/ CC BY-SA 2.0)

 Ouça no player abaixo a MEC FM ao vivo.        

Musisfério vai ao ar na sexta-feira para sábado, à meia-noite.

Criado em 29/03/2017 - 17:30