Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Guitarrada Portuguesa é o tema do Musisfério

António Chainho é um verdadeiro embaixador deste instrumento

No AR em 29/04/2017 - 00:00

A guitarra portuguesa é um instrumento que esteve muito presente na música de corte europeia do século XIV até o XVIII. Ainda existem alguns instrumentos seculares espalhados por museus em toda Europa. O som é relacionado ao fado e às palavras “destino e saudade”, porque como afirma os portugueses: "nenhum instrumento é tão perfeito para cantar tristezas desde a mais remota antiguidade e, além disso, fala tão baixinho que não chega a incomodar os felizes e opulentos". 

A história da guitarra portuguesa indica origem milenar e já foi chamada de “guitarra mourisca”. Na verdade, as tradições musicais portuguesas são bem diversas, por conta das influências culturais de outros países da Europa, África e Brasil. 

O Musisfério deste sábado (29) apresenta as guitarradas tradicionais e concertos para guitarra portuguesa compostos e solados por António Chainho. Nestes últimos dez anos, ele se tornou verdadeiro embaixador da guitarra portuguesa. Nascido em São Francisco da Serra, Baixo Alentejo em 1938, recebeu a guitarra de seu pai e a memória dos fados no canto de sua mãe. Tempos depois, levaria esta formação musical doméstica para o rádio e televisão, tornando-se um sucesso.

Ouça a MEC FM no player abaixo:

O Musisfério vai ao ar na madrugada de sexta para sábado, à meia-noite, na MEC FM.

 

 

 

Criado em 25/04/2017 - 07:50 - Episódio Guitarrada Portuguesa