Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Musisfério aborda riqueza cultural e musical do Chile

Programa desta semana trará, ainda, música étnica chilena e compositores como Eduardo Cáceres

No AR em 04/07/2017 - 08:28

O Musisfério que vai ao ar à meia-noite de sexta-feira (7) para sábado (8) irá apresentar um pouco da riqueza cultural e musical chilena, incluindo a música étnica e compositores como Eduardo Cáceres.

Existem várias teorias sobre a origem da palavra Chile.  No século 15, os incas chamavam por “Chili” – que veio do “Tili”, isto é  chefe tribal - no vale do Aconcagua. Pesquisadores também destacam outra teoria: o nome Chile tem origem nos índios americanos, e significa “fim da terra” ou “gaivotas do mar”. A palavra “chilli”, na cultura Mapuche – povo indígena do centro sul do país – significa “onde a terra acaba”.  Para os “quéchua”- outra tribo indígena – “chiri” significa “frio”, ou “tchili”, que indica “neve”. Colonizadores espanhóis, que por ali aportaram, chamavam a si mesmos de “homens do Chili”, e ainda existe a teoria de que este nome tenha vindo do canto de um pássaro local que ressoava “cheele-cheele”! 

O Musisfério vai ao ar na madrugada de sexta-feira (7) para sábado (8), à meia-noite, na Rádio MEC FM. Ouça ao vivo pelo player abaixo:

Criado em 06/07/2017 - 08:00 - Episódio Chile