Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jornalista lembra contexto político do golpe de 64

O entrevistado do Na Trilha da História é Carlos Chagas, que era repórter e editor de política na época em que os militares tomaram o poder

Na Trilha da História

No AR em 27/03/2017 - 17:13

Nesta mesma semana, há 53 anos, os militares tomaram a presidência da República das mãos do gaúcho João Goulart. Para relembrar os fatos que desencadearam o golpe de 64, o Na Trilha da História convidou o jornalista Carlos Chagas. Ele era repórter e editor de política na época e é professor emérito da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, onde lecionou a disciplina "História da Imprensa".

Carlos Chagas também é autor dos livros "A Ditadura Militar e os Golpes dentro do Golpe", "A História contada por Jornais e Jornalistas" e "A Ditadura Militar e a Longa Noite dos Generais".

Carlos Chagas

Carlos Chagas (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Trilha Sonora
O episódio da semana tem como trilha sonora músicas lançadas em 1964, 1965 e 1966. Confira:  “Opinião” (composição de Zé Keti e interpretação de Nara Leão); “Sem Deus com a família” (composição de César Roldão Vieira e a interpretação é de Elis Regina); “Viramundo” (composição de José Carlos Capinan e Gilberto Gil / interpretação de Gilberto Gil); “Roda” (composição de João Augusto e Gilberto Gil / interpretação de Gilberto Gil); "Disparada", (composição de Geraldo Vandré e Theo de Barros / interpretação de Jair Rodrigues).


Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHz
Domingo, 23h (horário de Brasília): Rádio Nacinal da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 27/03/2017 - 19:59 - Episódio Na Trilha da História - Golpe de 64

Mais do programa