Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escritor Eduardo Bueno reconstitui viagem do descobrimento do Brasil

Autor de "A viagem do descobrimento" detalha aos ouvintes do Na Trilha da História a expansão marítima portuguesa e o trajeto da esquadra de Pedro Álvares Cabral

Na Trilha da História

No AR em 17/04/2017 - 12:48

No próximo sábado, dia 22 de abril, completam-se 517 anos desde que a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil. Para relembrar a travessia das embarcações pelo Oceano Atlântico e o contexto da expansão marítima portuguesa, o Na Trilha da História convidou o escritor e jornalista Eduardo Bueno. Ele é autor de "A viagem do descobrimento", o primeiro volume da coleção Brasilis, recentemente relançada com o selo "Estação Brasil". Esse conjunto de quatro livros foi publicado originalmente no final dos anos 90 e alcançou a marca de um milhão de exemplares vendidos.

Com tom bem-humorado, Eduardo Bueno defende a ideia de que os portugueses já sabiam que havia uma terra a ser descoberta na localização onde se encontra o Brasil. Ele cita a viagem anterior do navegador Vasco da Gama, que, durante a trajeto em direção às Índias, alterou a rota e avistou aves que pareciam ir em direção a uma terra próxima. "Então Vasco da Gama escreveu para o Cabral e esse documento ainda existe, são as 'dicas' de Vasco da Gama. E o Cabral seguiu essa dica, mudou o rumo e chegou ao Brasil", conta.

Jornalista e escritor Eduardo Bueno

Jornalista e escritor Eduardo Bueno (Imagem: Al Handam / Divulgação)

Trilha Sonora
A trilha sonora deste episódio é formada por cinco músicas do álbum "Mosaico", resultado da parceria entre Toquinho e Paulo César Pinheiro. Todas as canções escolhidas abordam o descobrimento do Brasil: "Além do Mar", "A grande viagem", "Descobrimento", "Pindorama Brasil" e "Outros quinhentos".

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na segunda, às 23h
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHz
Domingo, 23h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.  

Criado em 17/04/2017 - 12:48 - Episódio Na Trilha da HIstória - Descobrimento do Brasil

Mais do programa