Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História homenageia Noel Rosa

O historiador André Diniz descreve personalidade, vida amorosa e carreira do Poeta da Vila, que morreu há 80 anos no Rio de Janeiro

Na Trilha da História

No AR em 29/05/2017 - 12:37

O Na Trilha da História desta semana presta homenagem a Noel Rosa, um dos principais precursores do samba. Autor de quase trezentas composições, o poeta carioca de Vila Isabel morreu aos 27 anos incompletos, em 4 de maio de 1937. Neste mês, portanto, a morte do compositor completa oitenta anos.

O entrevistado deste episódio é o historiador e pesquisador de música brasileira André Diniz, autor de vários livros sobre samba e carnaval. Ele comenta que Noel Rosa foi um grande cronista de sua época. "Noel traz toda essa modernidade do Rio de Janeiro, as coisas boas e as ruins, dentro da sua poesia", avalia.

André Diniz é historiador e pesquisador de música brasileira

André Diniz é historiador e pesquisador de música brasileira (Tiago Cortes / Divulgação)

Trilha Sonora
Este episódio traz as seguintes composições: "Com que roupa" (composição de Noel Rosa / interpretação de Gilberto Gil); "Gago apaixonado" (composição de Noel Rosa / interpretação de João Nogueira); "Último desejo" (composição de Noel Rosa e Vadico / interpretação de Isabella Taviani); "Feitiço da Vila" (composição de Noel Rosa e Vadico / interpretação de Joyce); "Conversa de botequim" (composição de Noel Rosa e Vadico / interpretação de Zélia Duncan); "As Pastorinhas" (composição de Noel Rosa e João de Barros / interpretação de Paulinho Moska); "Fita amarela" (composição de Noel Rosa / interpretação de Zeca Pagodinho); "Com que roupa" (composição e interpretação de Noel Rosa).

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na segunda, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHz;
Domingo, 23h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz.
Domingo, 21h: Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670KHz, FM 96,1MHz

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Ouça o programa no player acima.

Criado em 29/05/2017 - 12:58 - Episódio Na Trilha da História - Noel Rosa

Mais do programa