Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História homenageia Santos Dumont

Nesta semana em que se comemora o dia do aviador, o físico Henrique Lins de Barros fala sobre a vida, a personalidade e as invenções do pai da aviação

Na Trilha da História

No AR em 23/10/2017 - 14:12

O Na Trilha da História aproveita as celebrações do dia do aviador, comemorado nesta segunda-feira, 23 de outubro, para lembrar a vida e o trabalho de Santos Dumont, o pai da aviação. O convidado deste episódio é o físico Henrique Lins de Barros, doutor em física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e autor de livros e publicações como "Alberto Santos-Dumont", "Santos Dumont e a invenção do voo" e "Santos Dumont: o homem voa!".

A primeira demonstração pública de um voo do 14-Bis, o avião construído por Santos Dumont, foi feita no dia 23 de outubro de 1906. É por isso que a data é conhecida como o dia do aviador. No entanto, o primeiro voo homologado da história da aviação, também protagonizado por Santos Dumont no 14-Bis, foi realizado em 12 de novembro de 1906.  

Livros do físico Henrique Lins de Barros sobre Santos Dumont


Trilha Sonora
Confira as músicas deste episódio: "Alberto", (composição de Chico César / interpretação de Chico César e Seu Pereira), "Sous le ciel de Paris" (composição de Jean Dréjac e de Hubert Giraud / interpretação de Zaz); "Samba do Avião" (composição de Tom Jobim / interpretação de Tom e Miúcha); "Samba de Orly" (composição de Chico Buarque, Toquinho e Vinicius de Moraes / interpretação de Chico Buarque); "Bola de meia, bola de gude", (composição de Milton Nascimento e Fernando Brant / interpretação da banda 14-Bis e de Samuel Rosa). 

Ouça o programa no player acima.

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.  

Criado em 23/10/2017 - 14:18 - Episódio Na Trilha da História - Santos Dumont

Mais do programa