Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História recebe Clodo Ferreira num bate-papo sobre MPB

O músico e professor da UnB explicou e cantou os principais gêneros musicais do século XX, em gravação aberta ao público

Na Trilha da História

No AR em 09/10/2017 - 13:54

O Na Trilha da História desta semana traz o bate-papo sobre História da Música Popular Brasileira com Clodo Ferreira, músico e professor da Universidade de Brasilia (UnB). O episódio foi gravado no dia 29 de setembro, no Venâncio Shopping, em Brasília, com a presença do público. Durante o programa, Clodo interpretou, ao lado dos filhos João e Pedro Ferreira, canções de diversos gêneros musicais.

Este episódio foi inspirado no livro "Comunicação e Música", resultado de mais de 10 anos de trabalho de Clodo Ferreira, sobre a disciplina com o mesmo nome, ofertada aos alunos de graduação da UnB. A publicação explica a relação entre gêneros musicais brasileiros e a atuação dos veículos de comunicação nos processos de produção e distribuição musical. 

Gravação do Na Trilha da História com Clodo, Pedro e João Ferreira

Trilha Sonora

Confira as músicas interpretadas pelo trio Clodo, João e Pedro Ferreira: "Isto é bom!" (composição de Xisto Bahia); "Chega de Saudade" (composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes); "As curvas da estrada de Santos (composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos); "Disparada" (Geraldo Vandré e Theo de Barros); "Revelação" (composição de Clodo Ferreira e Clésio Ferreira) e "Cebola Cortada" (composição de Clodo Ferreira e Petrúcio Maia).

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.  

Criado em 09/10/2017 - 14:06 - Episódio Na Trilha da História - Comunicação e Música

Mais do programa