Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História conta as origens do samba

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Samba, a historiadora Maria Clementina Pereira Cunha fala sobre os primeiros sambistas

Na Trilha da História

No AR em 27/11/2017 - 14:10

Na Trilha da História desta semana faz uma homenagem ao samba, já que neste sábado (2) é comemorado Dia Nacional desse estilo musical. A entrevistada deste episódio é a historiadora Maria Clementina Pereira Cunha, autora do livro digital "Não tá sopa - Sambas e sambistas no Rio de Janeiro de 1890 a 1930", da coleção Históri@ Illustrada, lançada pela editora Unicamp. Durante a entrevista, a historiadora reconstitui a rotina dos músicos e o cenário carioca das primeiras décadas do século XX.

Historiadora Maria Clementina Pereira Cunha, autora de "Não tá sopa"

Ouça o programa no player abaixo.

Trilha Sonora

Confira as músicas deste episódio: "Batuque na Cozinha" (composição e interpretação de João da Bahiana); "Pelo Telefone" (composição registrada por Donga / interpretação de Martinho da Vila); "Jura" (composição de Sinhô / interpretação de Zeca Pagodinho); "Gosto que me enrosco", (composição de Sinhô e Heitor dos Prazeres / interpretação de Zeca Pagodinho, Hamilton de Holanda e Yamandu Costa); "Se você jurar" (composição de Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves / interpretação de Beth Carvalho); "Com que roupa?" (composição de Noel Rosa / interpretação de Uliana Dias).

 

Confira aqui os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;

Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 27/11/2017 - 14:16 e atualizado em 27/11/2017 - 14:16 - Episódio Na Trilha da História - Origens do Samba

Fale com a Ouvidoria

Mais do programa