Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História explica o Movimento Black Rio

Bailes de música negra norte-americana e surgimento da banda instrumental Black Rio fizeram a noite carioca ferver na década de 70

Na Trilha da História

No AR em 06/11/2017 - 13:37

O Na Trilha da História desta semana percorre a trajetória do Movimento Black Rio, que trouxe a música negra norte-americana para os bailes do subúrbio do Rio de Janeiro na década de 70. A pegada soul e funk misturada ao samba ainda deu surgimento à banda Black Rio, que modernizou a música instrumental brasileira. O entrevistado deste episódio é o jornalista Zé Octávio Sebadelhe, um dos autores do livro 1976: Movimento Black Rio.

Livro "1976: Movimento Black Rio", de Zé Octávio Sebadelhe e Luiz de Lima Peixoto

 

Ouça o programano player acima.

 

Trilha Sonora
Confira as músicas deste episódio: "Say it Loud, I'm Black & I'm proud" (composição e interprtação de James Brown); "Mandamentos Black" (composição e interpretação de Gerson King Combo); "Não Vou ficar" (composição e interpretação de Tim Maia); "Olhos coloridos" (composição de Macau e interpretação de Sandra de Sá); "Mr Funky Samba" (Banda Black Rio); "Tributo a Martin Luther King" (composição e interpretação de Wilson Simonal); e "Super Nova Samba Funk" (banda Black Rio).

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. 

Criado em 06/11/2017 - 13:46 - Episódio Na Trilha da História - Movimento Black Rio

Fale com a Ouvidoria

Mais do programa