Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História homenageia Renato Russo

Biógrafo Carlos Marcelo conta detalhes sobre a personalidade e a carreira do líder da Legião Urbana, que faria 58 anos nesta terça-feira (27)

Na Trilha da História

No AR em 27/03/2018 - 11:03

Nesta semana, o Na Trilha da História tem como tema a vida do músico Renato Russo, que faria 58 anos nesta terça-feira, dia 27 de março. O convidado deste episódio é o jornalista Carlos Marcelo, autor da biografia "Renato Russo - O filho da Revolução". Durante a entrevista, o escritor contou histórias sobre a juventude e a carreira do compositor, além traçar o contexto político dos anos 1970, 1980 e 1990, época de produção musical de Renato.  

Biógrafo Carlos Marcelo, autor de "Renato Russo - o Filho da Revolução"

Trilha Sonora
Confira as composições de Renato Russo escolhidas para este episódio: "Tédio (com um T Bem Grande pra Você)", "Geração Coca-cola", "Que País é esse?", "Tempo Perdido", "Teatro dos Vampiros" e "Pais e Filhos". 

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

Ouça ao programa completo no player abaixo:


 

Para o biógrafo, não havia apenas um Renato e sim vários: o filho, amigo, cantor, compositor, ídolo.

Nascido no Rio de Janeiro, Renato Manfredini Júnior viveu na cidade até os 13 anos, quando foi para Brasília, onde participou de sua primeira banda, Aborto Elétrico.

Ao sair da banda, ele começou a tocar sozinho até a criação da Legião Urbana. A ideia inicial do Renato não era montar um grupo com formação fixa. Originalmente seriam só ele e Marcelo Bonfá e os dois convidariam outros artistas para participar, de acordo com o jornalista Carlos Marcelo. Mas a Legião acabou se estabelecendo com Dado Villa-Lobos e Renato Rocha - que deixou a banda mais tarde.

O primeiro álbum saiu em janeiro de 1985 e, apesar de ter demorado um pouco para decolar, a banda é considerada uma das mais importantes do rock nacional da década de 1980.

Carlos fala também dos últimos anos do artista, da solidão, da depressão, dos problemas com álcool e da Aids, que o levou em 1996.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.  

Criado em 27/03/2018 - 11:10 - Episódio Na Trilha da História - Renato Russo

Mais do programa