Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História destaca os 130 anos da Lei Áurea

Neste episódio, a historiadora Lucilene Reginaldo e a rapper Vera Veronika falam sobre as dificuldades enfrentadas pelos negros depois da abolição da escravidão

Na Trilha da História

No AR em 09/05/2018 - 10:39

Nesta semana em que a Lei Áurea completa 130 anos, o Na Trilha da História teve como o tema o contexto pós-abolição. Como as pessoas que foram libertas pela legislação que extinguiu a escravidão em 13 de maio de 1888 foram recebidas na sociedade e como seus descendentes têm lidado com o racismo ao longo do século XX e neste século XXI? Foram convidadas para debater essa questão a rapper Vera Veronika, que tem vários projetos musicais e educacionais de combate ao preconceito racial, e a historiadora Lucilene Reginaldo, doutora em História pela Universidade de Campinas (Unicamp), onde também é professora de História da África.

Historiadora Lucilene Reginaldo, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Trilha Sonora
Este episódio traz quatro músicas, duas delas do CD Mojubá, de autoria de Vera Veronika, uma das entrevistadas dessa semana. Confira a lista: "13 de maio" (composição e interpretação de Caetano Veloso); "Meu Deus, meu Deus está extinta a escravidão?" (samba-enredo da Tuiuti composto por Cláudio Russo, Moacyr Luz, Jurandir, Zezé e Aníbal, e interpretado por Grazzi Brasil); "Soul Negra, Soul Livre" (composição de Vera Veronika e Ellen Oléria / interpretação de Vera Veronika, Ellen Oléria e Hope Clayburn); e "Mojubá" (composição de Vera Veronika e Sagaz / interpretação de Vera Veronika, feat. Nãnan Matos).

Ouça o programa completo no player acima.

CD Mojubá, de Vera Verônika

Confira aqui os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.   

Criado em 09/05/2018 - 11:33 - Episódio Na Trilha da História - 130 anos da Lei Áurea

Mais do programa