Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História retrata o Brasil de 1968

Neste segundo programa sobre esse emblemático ano, o historiador Daniel Aarão Reis fala sobre episódios como a morte do estudante Edson Luís e a decretação do AI 5

Na Trilha da História

No AR em 29/05/2018 - 13:04

Nesta semana, o foco do Na Trilha da História é o Brasil no ano de 1968, quando o país estava sob o comando do gerenal Costa e Silva. O historiador Daniel Aarão Reis volta ao programa para falar sobre o assassinato do estudante Edson Luís, a passeata dos Cem Mil, os festivais de música e a decretação do ato institucional número 5, o AI 5.

Daniel Aarão Reis é doutor em História pela Universidade de São Paulo, professor de História Contemporânea na Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor de vários livros sobre Movimentos sociais, ditaduras e revoluções. Na semana passada, ele participou do episódio do Na Trilha da História sobre o mundo em 1968.

Enterro do estudante Edson Luís
Enterro do estudante Edson Luís, por Arquivo Nacional / Fundo Correio da Manhã

Trilha sonora

Confira a lista de músicas deste episódio: “Calabouço” (composição e interpretação de Sérgio Ricardo); “Menino” (composição de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos / interpretação de Milton Nascimento); “Para não dizer que não falei das flores” (composição e interpretação de Geraldo Vandré); “É proibido proibir” (composição e interpretação de Caetano Veloso); e “Aquele abraço” (composição e interpretação de Gilberto Gil).

Ouça o programa na íntegra no player abaixo:


Confira aqui os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;

Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.  

 

Criado em 29/05/2018 - 13:38 - Episódio Na Trilha da História - O Brasil em 1968

Mais do programa