Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História desvenda o lado pouco conhecido da escravidão

O entrevistado desta semana é o historiador Rodrigo Trespach, autor de "Histórias não ou mal contadas - escravidão, do ano 1000 ao século XXI"

Na Trilha da História

No AR em 06/06/2018 - 10:24

Nesta semana, o Na Trilha da História tem como convidado o historiador Rodrigo Trespach, autor do livro Histórias não ou mal contadas - escravidão, do ano 1000 ao século XXI, lançado recentemente pela editora HarperCollins Brasil.

Durante a entrevista, Rodrigo fala sobre as origens da escravidão, a escravização de brancos, o sistema de servidão na Rússia e na Alemanha, além das formas "modernas" de escravização, como, por exemplo, o trabalho infantil e exploração sexual de mulheres.

Historiador Rodrigo Trespach, autor de "Histórias não (ou mal contadas)  - Escravidão, do ano 1000 ao século XXI"
Historiador Rodrigo Trespach, autor de "Histórias não (ou mal contadas) - Escravidão, do ano 1000 ao século XXI", por Tiago Rocha Rufino / Divulgação

 

Trilha Sonora

Confira a lista de músicas deste episódio:

Luta de classes (composição de Samuel Rosa e Chico Amaral / interpretação da banda Cidade Negra); Metal contra as nuvens (composição e interpretação de Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá); Amazing Grace (composição de John Newton e interpretação de Elvis Presley); Traficadas (composição de Vera Verônika e Eddie Blue / interpretação de Vera Verônika); Tempos Difíceis (composição e interpretação de Diogo Nogueira).

 

Confira aqui os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

 

Criado em 06/06/2018 - 10:34 - Episódio Na Trilha da História - Outras histórias sobre a escravidão

Mais do programa