Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História entra em ritmo de Copa do Mundo

Neste episódio, o jornalista Beto Xavier explica a relação entre o futebol e a música 

Na Trilha da História

No AR em 13/06/2018 - 11:13

O próximo Na Trilha da História explora a relação entre futebol e música, desde os primeiros chorinhos até as canções mais atuais. O convidado é jornalista Beto Xavier, autor do livro "Futebol no país da música". 

Como parte das emissoras de rádio da EBC vão transmitir os jogos da Copa do Mundo nos horários do Na Trilha da História, este episódio ficará em destaque na página do programa durante todo o mundial. Nas rádios, ele será transmitido no sábado, dia 14 de julho, véspera da decisão do torneio. 

Beto contou que Charles Miller, que introduziu o futebol o país, teve uma história de amor com uma das maiores pianistas brasileiras: Antonieta Rudge.

O jornalista comentou também sobre os estilos musicais que falam de futebol, como o chorinho e, principalmente, o samba.

Livro "Futebol e Música", do jornalista Beto Xavier

Trilha Sonora
Confira as músicas deste episódio: "1 X 0" (composição de Pixinguinha, Benedito Lacerda e Nelson Ângelo / interpretação de Nelson Ângelo e Chico Buarque); "Samba Rubro Negro" (composição de Wilson Batista e Jorge de Castro / interpretação de Roberto Silva); "Hino do América" (composição de Lamartine Babo / interpretação de Tim Maia); "A Taça do Mundo é nossa" (composição de Wagner Maugeri, Maugeri Sobrinho, Victor Dago e Lauro Müller / interpretação do grupo "Titulares do Ritmo"); "Tabelinha" (composição de Pelé / interpretação de Pelé e Elis Regina); "Pé Redondo" (composição de Garrincha / interpretação de Elza Soares); "Pra frente Brasil", (composição de Raul de Barros e Miguel Gustavo / interpretação de Zeca Pagodinho); "Fio Maravilha" (composição e interpretação de Jorge Ben); e "O Futebol" (composição e interpretação de Chico Buarque).

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.   

Criado em 13/06/2018 - 11:21 - Episódio Na Trilha da História - Futebol e Música

Mais do programa