Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História homenageia Nelson Mandela

Líder sul-africano que ficou quase três décadas preso por lutar contra o apartheid completaria 100 anos nesta quarta-feira, dia 18 de julho

Na Trilha da História

No AR em 18/07/2018 - 07:06

O Na Trilha da História desta semana lembra a vida de Nelson Mandela, que completaria 100 anos nesta quarta-feira (18). Também conhecido por Madiba, o nome de seu clã, o líder contra a segregação racial foi o primeiro presidente negro da África do Sul, eleito em 1994. A convidada deste episódio é a historiadora Raquel Gomes, professora do departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Historiadora Raquel Gomes, professora do Departamento de História da Unicamp

Ouça o programa pelo player acima.

Nelson Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 na aldeia de Mvezo, no território do Transkei. Na década de 40, passou a fazer parte do Congresso Nacional Africano (CNA), uma organização fundada para batalhar pelos direitos dos negros. Mas essa luta foi longa e muito difícil e os militantes sofreram um grande baque em 1948. Naquele ano, o Partido Nacional chegou ao poder e instituiu o apartheid: a unificação de uma série de legislações e de costumes que consolidaram a supremacia branca. 

Homenagens a Nelson Mandela depois da morte do líder sul-africano

O regime segregacionista do apartheid proibia casamentos inter-raciais, destinava uma pequena parcela de terras aos negros e limitava o acesso dessa população a vários locais, como centros de ensino e estabelecimentos culturais. Os manifestantes que se levantavam contra o sistema eram violentamente reprimidos pelo governo. Mandela passou, então, a defender a luta armada. 

Autobiografia de Nelson Mandela

Na década de 60, Mandela fez uma viagem por vários países da África com o objetivo de angariar fundos para formar um exército. No retorno à África do Sul, foi preso. Em 1964, no famoso julgamento de Rivonia, ele foi condenado à prisão perpétua na Ilha de Robben. Passou 18 anos numa cela de quatro metros quadrados. Nos anos 80 foi transferido para prisões mais confortáveis, já que o aumento da violência no país e os boicotes econômicos internacionais levaram o governo a concluir que havia chegado a hora de negociar com as lideranças negras. Mandela foi finalmente libertado em 1990 e, depois de muita negociação, garantiu aos negros o direito ao voto. Em 1994, Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente negro sul-africano. Ele morreu em dezembro de 2013.

Trilha Sonora
Confira as músicas deste episódio: "46664" ou "Long walk to freedom" (composição de Joe Strummer e de Bono); "Nkosi Sikelel' iAfrika" (hino antigo dos negros da África do Sul cantado pelos atores do filme "Longo caminho para a liberdade); "Sun City" (composição de Steven Van Zandt e interpretação de múltiplos artistas); "Free Nelson Mandela" (composição de Jerry Dammers e interpretação do grupo The Special A.K.A.); e "Mandela Day" (composição de Jim Kerr, Charlie Burchill and Mick MacNeil / interpretação de Simple Minds).

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. 

Criado em 18/07/2018 - 07:44 - Episódio Na Trilha da História - Nelson Mandela

Mais do programa