Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História lembra as Revoluções de 30 e de 32

Jornalista Luiz Octavio de Lima conta como Getúlio Vargas chegou à presidência da República e a reação revolucionária de São Paulo ao governo provisório

Na Trilha da História

No AR em 22/10/2018 - 11:22

A terceira temporada do Na Trilha da História estreia nas emissoras de rádio da EBC com um episódio sobre a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932. O convidado do programa é o jornalista Luiz Octavio de Lima, autor do livro “1932 - São Paulo em chamas”, lançado pela Editora Planeta.

Livro "1932 - São Paulo em chamas", do jornalista Luiz Octavio de Lima

No início da entrevista, o escritor explica como uma insurreição em 1930 derrubou o presidente Washington Luís, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e levou o gaúcho Getúlio Vargas ao comando do país. Em seguida, Luiz Octavio mostra a reação de São Paulo ao autoritarismo de Vargas e os preparativos para o levante de 9 de julho de 1932, conhecido como o dia em que os paulistas pegaram em armas contra o Governo Provisório e iniciaram a Revolução Constitucionalista.

Revolução de 1932. Legião Negra. O governador de São Paulo, Pedro de Toledo, passa a tropa em revista. São Paulo-SP

Trilha Sonora

Confira as músicas deste episódio: “Bico-de-Lacre” (marchinha de Osvaldo Santiago de 1930); “O teu cabelo não nega” (composição dos irmãos Valença e de Lamartine Babo, de 1931 / interpretação de Castro Barbosa); “Paris-Belfort” (composição de Antoin Xavier Farigoul / interpretação do grupo Guerreiros Paulistas); “Marcha da Liga de Defesa Paulista” (também conhecida como “O passo do Soldado”, de Guilherme de Almeida e Marcello Tupynambá, composta em 1932); e “Ge é Gé” (também conhecida como “Seu Getúlio”, uma composição de Lamartine Babo de 1931 e interpretada por Almirante com o Bando de Tangarás).

Confira aqui os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h; Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h; Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz; Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz, com reprise no domingo às 7h; Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 22/10/2018 - 11:33 - Episódio Na Trilha da História - Revoluções de 30 e de 32

Mais do programa