Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História mostra os desdobramentos da Revolução de 32

Autor de “1932 – São Paulo em chamas” relata que guerra civil entre São Paulo e as tropas de Getúlio Vargas teve participação em massa da população paulista

Na Trilha da História

No AR em 30/10/2018 - 11:33

Nesta semana, o Na Trilha da História transmite o segundo episódio sobre a Revolução Constitucionalista de 32. Neste episódio, o jornalista Luiz Octavio de Lima detalha os três meses de guerra entre os paulistas e as tropas do então presidente Getúlio Vargas. Luiz Octavio é autor de “1932 – São Paulo em chamas”, lançado pela editora Planeta.

Durante a entrevista, o pesquisador conta que a sociedade paulista participou em massa na revolução, seja enviando homens à batalha, seja doando ouro para financiar a guerra. Ele também comenta as “fake news” disseminadas tanto pela imprensa de São Paulo quanto pelos jornais getulistas. Um boato chegou a anunciar a morte do jogador de futebol Arthur Friedenreich, grande ídolo da época, que largou as chuteiras para lutar ao lado dos revolucionários paulistas.

Revolução de 1932. Batalhão Esportista. Da esquerda para a direita, o primeiro da segunda fila é o jogador Arthur Friedenreich. São Paulo - SP


Trilha Sonora

Confira as músicas deste episódio: “Paulistinha querida” (composição de Ari Barroso lançada em 1936 por Arnaldo Pescuma e Januário de Oliveira); “Um a Zero” (composição de Pixinguinha e de Benedito Lacerda / interpretação de Chico Buarque e de Nelson Ângelo); “Trem blindado” (composição de João de Barro e interpretação de Almirante); “Anistia” (composição de Ari Barroso e interpretação de Francisco Alves); e “Não existe amor em SP” (composição e interpretação de Criolo).

Confira aqui os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h; Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h; Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz; Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz, com reprise no domingo às 7h; Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 30/10/2018 - 11:46 - Episódio Na Trilha da História - Revolução de 32

Mais do programa