Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História destaca participação do Brasil na 2ª Guerra

Além de traçar o perfil dos combatentes, o episódio traz gravações raras de músicas compostas pelos combatentes durante o conflito

Na Trilha da História

No AR em 07/11/2018 - 11:33

Uma lenda envolvendo a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial dizia que Adolf Hitler, líder da Alemanha nazista, teria dito que era mais fácil uma cobra fumar do que os brasileiros partirem para o combate na Europa. Mas a cobra fumou! O Brasil entrou oficialmente no conflito em 1942 e os soldados foram para a Itália em 44. O Na Trilha da História desta semana mostra o perfil dos 25 mil homens que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), além de trazer raras gravações de músicas compostas pelos soldados durante a guerra. Essas relíquias foram registradas pelo jornalista anglo-gaúcho Francis Hallawell, correspondente de guerra da Seção Brasileira da rede britânica de comunicação BBC.

Brasileiros lutando na Segunda Guerra Mundial

Este programa traz dois convidados. O primeiro é o historiador Francisco César Ferraz, doutor em história pela Universidade de São Paulo, professor da Universidade Estadual de Londrina e autor dos livros "Os brasileiros e a Segunda Guerra Mundial" e "A Guerra não acabou". O pesquisador revela os critérios de escolha dos integrantes da FEB, relata como foram os embarques para a Europa e comenta o sentimento das tropas durante o conflito.

Livro "Os brasileiros e a Segunda Guerra Mundial", de Francisco César Ferraz

O segundo entrevistado é o pesquisador Vinicius Mariano de Carvalho, professor e pesquisador do Brazil Institute do King's College, em Londres, que ajudou a rede britânica BBC a recuperar essas músicas gravadas em plena guerra. Ele ainda apresenta o livro "A música militar na Guerra da Tríplice Aliança", resultado de uma pesquisa sobre as músicas militares brasileiras compostas durante a Guerra do Paraguai, também chamada de Guerra da Tríplice Aliança. O conflito uniu Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai entre 1864 e 1870.

Pesquisador Vinicius Mariano de Carvalho e a apresentadora Isabela Azevedo


Este é o primeiro de dois episódios sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Na semana que vem, o Na Trilha da História trará a entrevista com João Barone, baterista da banda Os Paralamas do Sucesso, filho de ex-combatente e pesquisador sobre o tema.

Ouça o programa pelo player acima.

Trilha Sonora

Todas as músicas deste episódio foram compostas e gravadas pelos pracinhas brasileiros durante a Segunda Guerra ou logo após o conflito, com a ajuda do jornalista anglo-gaúcho Francis Hallawell, correspondente de guerra da Seção Brasileira da rede britânica de comunicação BBC. Confira a lista: “Cantando Samba em Berlim” (Paródia da música “Notícias de Última Hora”, composta por Benedito Lacerda e Darci de Oliveira / interpretação do “Conjunto da Cobra Fumando”, grupo musical formado pelos soldados Valdemar José de Braga, Rubens Mariano Pacheco, Alcides Lourenço da Rocha, Mílton Gonçalves, Valêncio Martins, Otávio de Paula e Natal Vieira da Silva); "Caminha Barco, caminha" (composta durante a viagem do primeiro contingente para Itália e interpretada na comemoração do 7 de setembro por Malagueta); "Sorrindo e Cantando" (soldado Pierre Júnior); “Tedesco, Levante o Braço” (soldado Pierre Junior); e "Parabéns" (samba composto pelo Segundo Sargento Rondon Alves Gutemberg em alusão à tomada do Monte Castelo e interpretado pelo terceiro sargento Serafim José de Oliveira).

Confira os horários do programa

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h; Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h; Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz; Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz, com reprise no domingo às 7h; Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 07/11/2018 - 11:50 - Episódio Na Trilha da História - Brasil na 2ª Guerra parte 1

Mais do programa