Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História revela fatos pouco conhecidos da 1ª Guerra

Historiador traça perfil dos líderes das nações envolvidas no conflito e fala sobre a participação das mulheres no esforço de guerra

Na Trilha da História

No AR em 26/11/2018 - 13:34

O próximo episódio inédito do Na Trilha da História continua tratando da Primeira Guerra Mundial, cujo acordo de paz completou cem anos neste mês de novembro. Desta vez, o entrevistado é o historiador Rodrigo Trespach, autor do livro “Histórias não (ou mal) contadas – Primeira Guerra Mundial 1914-1918”, lançado pela editora HarperCollins Brasil.

Livro "Histórias não (ou mal) contadas - Primeira Guerra Mundial - 1914 a 1918"


Durante a entrevista, Rodrigo descreveu a personalidade dos líderes dos principais países envolvidos na guerra, comentou a participação das mulheres, falou sobre os armamentos empregados nas batalhas e listou algumas curiosidades, como a trégua do natal de 1914, em que combatentes rivais baixaram as armas para uma confraternização em meio as trincheiras.

Historiador Rodrigo Trespach


Trilha Sonora

Confira as músicas deste episódio: “No man´s land ou Green Fields of France” (composição de Eric Bogle e interpretação de Joss Stone); “Snoopy vs the red baron” (composição de Phil Gernhard e Dick Holler / interpretação do grupo The Royal Guardsmen); “On Christmas Day” (Magnum); “Até o fim” (Engenheiros do Havaii); e “Quanto vale a vida” (Engenheiros do Havaii).

 

Atenção para alteração da programação

O programa com o historiador Rodrigo Trespach já pode ser ouvido no player abaixo, mas só será transmitido nas rádios da EBC nos dias 8 e 9 de dezembro. No próximo sábado, dia 1º de dezembro, na Nacional FM Brasília não transmitirá o Na Trilha da História, em razão de uma programação especial da emissora.

Nas demais rádios que vinculam o programa, como a MEC e a Nacional Rio, será veiculada a reprise do episódio sobre a participação do Brasil na Primeira Guerra, que teve como convidado o historiador Carlos Daróz. A decisão de já disponibilizar o episódio inédito com o Rodrigo Trespach nesta página foi tomada para prestigiar os ouvintes que acompanham o Na Trilha da História pela internet.  

 

Ouça no player abaixo:

Confira os horários do programa

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz, com reprise no domingo às 7h;

Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

 

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

 

 

Criado em 26/11/2018 - 14:14 - Episódio Na Trilha da História - Histórias da Primeira Guerra

Mais do programa