Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História apresenta a obra do compositor Marcus Viana

Músico é autor de trilhas sonoras de novelas, minisséries e filmes históricos

Na Trilha da História

No AR em 14/01/2019 - 09:44

O Na Trilha da História desta semana traz trilhas sonoras compostas pelo músico Marcus Viana para a minissérie "A Casa das Sete Mulheres", o filme "Olga" e as novelas "Xica da Silva" e "Terra Nostra". Os convidados deste episódio são o próprio Marcus Viana e o historiador Antonio Barbosa, professor do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Nos quatro primeiros blocos, Antonio Barbosa explica os fatos históricos retratados pelas músicas e, no último bloco, Marcus Viana comenta o processo de composição das trilhas.

Compositor Marcus Viana e a apresentadora Isabela Azevedo durante a gravação do Na Trilha da História

A novela "Xica da Silva" foi exibida pela TV Manchete entre meados de 1996 e 1997. A trama narra a vida de uma das grandes personagens do “Ciclo do Ouro”, quando Minas Gerais tornou-se o grande motor da economia do Brasil colonial, a partir da extração de ouro e de pedras preciosas. Xica nasceu no ano de 1732, filha de um português com uma escrava. Assim como a mãe, também foi escravizada, mas casou-se com um contratador de diamantes, que lhe deu a liberdade e um grande patrimônio, transformando-a em uma das mulheres mais influentes de Minas Gerais do século XVIII.

A minissérie "A Casa das Sete Mulheres" foi exibida pela TV Globo em 2003 e tem como pano de fundo a Revolução Farroupilha, deflagrada em 1835 no Rio Grande do Sul. O governo revolucionário durou dez anos e o levante foi liderado por estancieiros que reclamavam da divisão desigual de poder no país e das altas taxas cobrada no comércio da carne.

A novela "Terra Nostra" mostra a imigração italiana para o Brasil e foi transmitida pela TV Globo entre 1999 e o ano 2000. Muitos italianos pobres deixaram a Europa no século XIX e início do século XX com a promessa de uma vida melhor nos Brasil.

O filme "Olga", de Jayme Monjardim, foi lançado em 2004 e retrata a vida de Olga Benário. Na década de 30, a espiã judia alemã escoltou o comunista Luiz Carlos Prestes para o Brasil, que planejava uma revolução contra o governo de Getúlio Vargas. Eles acabaram se apaixonando, mas não ficariam muito tempo juntos. O plano dos comunistas foi descoberto, levando Luiz Carlos Prestes à cadeia e Olga de volta à Alemanha Nazista. A espiã estava grávida e deu à luz uma menina em um campo de concentração. Olga morreu em uma câmara de gás em 1942, aos 34 anos de idade.

Historiador Antonio Barbosa, do Departamento de História da Universidade de Brasília

Trilha Sonora

Confira as músicas de autoria de Marcus Viana selecionadas para este episódio: "Escrava Rainha", na voz da cantora Carla Villar; "Cavalo de Baio", na voz do próprio Marcus Viana; "Cuore Pellegrino", com participação da cantora e acordeonista Roberta Lombardi; "Iluminar", com participação da cantora Adriana Mezzadri; e "Tema de amor".

Confira os horários do programa

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo às 7h;

Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Tags:  trilha sonora

Criado em 14/01/2019 - 09:54 - Episódio Na Trilha da História - Trilhas sonoras históricas

Mais do programa