Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História lembra a vida da rainha Vitória

Soberana ficou no trono britânico entre 1837 e 1901 e seu reinado foi marcado pela segunda Revolução Industrial

Na Trilha da História

No AR em 22/01/2019 - 10:45

O Na Trilha da História desta semana lembra a vida da rainha Vitória, que permaneceu no trono britânico entre 1837 até sua morte em 1901. Nesta terça-feira, dia 22 de janeiro, completam-se 118 anos da morte da soberana e, em maio deste ano de 2019, o Reino Unido lembrará os duzentos anos do nascimento da monarca.

Rainha Vitória (releitura) - tinta acrílica sob tela 30x40, de Renato Drummond Neto

O convidado deste episódio é o historiador Renato Drummond Neto, autor do livro e do site Rainhas Trágicas. Durante a entrevista, Renato aborda a educação extremamente controladora proporcionada pela mãe de Vitória, o casamento com o primo Albert, além da situação econômica, política e social do Reino Unido, que vivia em meados do século XIX sua segunda Revolução Industrial. No site e no livro, o pesquisador também escreve sobre diversas outras rainhas, como Maria Antonieta, da França, e a imperatriz Leopoldina, do Brasil. Além de historiador, Renato também se dedica à pintura e é autor do quadro acima, em que faz uma releitura em tinta acrílica de um quadro da rainha Vitória. 

Historiador Renato Drummond Neto, autor do livro "Rainhas Trágicas"

O reinado de Vitória foi o segundo mais longo do Reino Unido, de 63 anos. Perde apenas para o da rainha Elizabeth II.

Trilha Sonora

Confira as músicas deste episódio: “I want to break free” (Queen); “Only you” (Sinead O’Connnor); “King of the Queen Victoria” (Steve Brosky); "Victoria" (composição de Ray Davies / interpretação da banda the Kinks); e “God save the queen” (hino britânico interpretado por Neil Young e a banda Crazy Horse).

Confira os horários do programa

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta-feira, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no dominho , às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 22/01/2019 - 11:19 - Episódio Na Trilha da História - Rainha Vitória

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa