Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História relembra a trajetória de artistas brasileiras

Neste dia internacional da mulher, o pesquisador Paulo Rezzutti narra a vida de mulheres como Chiquinha Gonzaga, Tarsila do Amaral e Bibi Ferreira

Na Trilha da História

No AR em 08/03/2019 - 10:45

Nesta semana em que celebramos o dia internacional da mulher, o Na Trilha da História homenageia importantes artistas brasileiras. Algumas são bem famosas como Chiquinha Gonzaga, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Bibi Ferreira. Já outras personagens são pouco conhecidas do grande público, como Nair de Teffé, Nicolina Vaz e Julieta de França.

Nosso convidado é o pesquisador Paulo Rezzutti, autor do livro “Mulheres do Brasil – A história não contada”, lançado pela editora Leya. Durante a entrevista, Paulo comenta a dificuldade que enfrentavam as brasileiras que desafiaram o preconceito e os padrões de comportamento de épocas passadas para exibir sua arte, abrindo o caminho dos palcos e dos museus para as mulheres do nosso tempo.

Livro "As mulheres do Brasil - a história não contada", de Paulo Rezzutti

 

Trilha Sonora

A trilha sonora deste episódio é proporcionada pela pianista Chiquinha Gonzaga e pela atriz Bibi Ferreira. Confira as músicas: “Atraente” (composição de Chiquinha Gonzaga / interpretação da pianista Maria Teresa Madeira e do violinista Marcus Viana); “Menina Faceira” (composição de Chiquinha Gonzaga / interpretação de Maria Teresa Madeira e de Marcus Viana); “Corta-jaca” (composição de Chiquinha Gonzaga / interpretação de Maria Teresa Madeira e de Marcus Viana); “Lua Branca” (composição de Chiquinha Gonzaga / interpretação de Maria Teresa Madeira e de Marcus Viana); “Faceiro” (composição de Chiquinha Gonzaga / interpretação de Maria Teresa Madeira e de Marcus Viana); “Serenata de uma mulher” (composição de Chiquinha Gonzaga e Paulo César Pinheiro / interpretação de Bibi Ferreira); e “Non, je ne regrette rien”/ “L'hymne à l'amour” (composição de Michel Vaucaire e Charles Dumont / Eddie Constantine e Marguerite Monnot / interpretação de Bibi Ferreira).

Pianista Chiquinha Gonzaga

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta-feira, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz; Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 08/03/2019 - 10:53 - Episódio Na Trilha da História - Artistas brasileiras

Mais do programa