Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História narra a vida de Tiradentes

Biógrafo Lucas Figueiredo mostra como o militar de carreira exemplar se rebelou contra a coroa portuguesa e ajudou a tramar um plano para que Minas Gerais se separasse de Portugal

Na Trilha da História

No AR em 17/04/2019 - 08:37

O Na Trilha da História desta semana narra a trajetória de um personagem identificado no imaginário da cultura popular brasileira como um grande herói da pátria: Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes. Este ano de 2019 marca os 230 anos da Inconfidência Mineira, a célebre tentativa mineira de separação dos domínios da coroa portuguesa. Tiradentes foi preso em 1789, após o fracasso dos planos dos conjurados mineiros. Permaneceu quase três anos encarcerado e foi executado em 21 de abril de 1792. No próximo domingo, feriado de Tiradentes, completam-se 227 anos da morte do inconfidente mineiro.

Livro “O Tiradentes - Uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier”, de Lucas Figueiredo

O episódio tem como convidado o jornalista e escritor Lucas Figueiredo, autor do livro “O Tiradentes - Uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier”, lançado pela Companhia das Letras. O autor revela as origens do conjurado mineiro na fazenda do Pombal, explica o período em que ele exercia a arte de “tirar dentes”, mostra como ele entrou para a carreira militar e, finalmente, conta o que levou Tiradentes a se rebelar contra a coroa portuguesa. Lucas também detalha o papel de Joaquim como o propagador dos planos dos inconfidentes e narra como ele foi capturado e executado.

Lucas Figueiredo, autor do livro “O Tiradentes - Uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier”

Trilha Sonora

Confira a trilha sonora deste episódio: "Exaltação a Tiradentes" (samba-enredo da escola Império Serrano de 1949, composto por Arlindo Penteado e Mano Décio, e interpretado por Chico Buarque); “Minas Gerais” (composição de Tim Bernardes e interpretação da banda O Terno); “Tiradentes” (composição de Ary Toledo e Chico de Assis / interpretação de Nara Leão); "Os Inconfidentes" (poesia de Cecília Meireles musicada por Chico Buarque e interpretada por Nara Leão); “Canção do Herói” (composição e interpretação de Marcus Viana).

Confira os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta-feira, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 17/04/2019 - 09:29 - Episódio Na Trilha da História - Tiradentes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa