Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História relembra o período de hiperinflação

Nas décadas de 80 e de 90, vários planos econômicos foram colocados em prática para conter a inflação, que chegou a ultrapassar 2477% em 1993

Na Trilha da História

No AR em 11/04/2019 - 10:52

O Na Trilha da História desta semana trata da hiperinflação registrada nas décadas de 80 e 90, além dos planos econômicos para conter a alta descontrolada dos preços. O entrevistado deste episódio é novamente o economista Alexandre Andrada, doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB). Na semana passada, ele participou do programa para falar sobre o Milagre Econômico.

Economista Alexandre Andrada, professor do Departamento de Economia da UnB

Os anos 80 são conhecidos como a década perdida. O cenário era de queda no crescimento econômico, alta dívida externa e inflação galopante, chegando a 242% no acumulado do ano de 1985. Em fevereiro de 1986, o então presidente José Sarney anunciou o Plano Cruzado, que estabeleceu o congelamento de preços. O efeito imediato da estratégia foi positivo e a inflação zerou. Animada, a população foi em massa às compras, gerando até desabastecimento nos supermercados. A estabilidade, no entanto, durou pouco: o Plano Cruzado falhou oito meses depois e a inflação voltou a subir. Outros planos que previam o congelamento de preços foram colocados em prática, mas nenhum resolveu o problema da inflação, que bateu a marca de 2000% no acumulado do ano de 1989.

Nota de 10 mil cruzados

Em 1990, foi a vez do Plano Collor, que promoveu o sequestro das poupanças. Novamente, a tentativa de conter a inflação foi frustrada e a taxa registrada naquele ano foi de 1600%. A estabilidade dos preços só seria possível a partir do Plano Real, colocado em prática em 1994.

Trilha Sonora

Confira a lista de músicas deste episódio: “Dia-a-dia” (composição de Jacy Inspiração e a interpretação de Neguinho da Beija-flor); “Malabarista da inflação” (Francisco Mário e Tárik de Souza / interpretação de Francisco Mário e do grupo MPB-4); “Rasteira do Presidente” (composição de Bicalho e Sílvio Modesto / interpretação de Bezerra da Silva); “O fricote do pacote” (composição e interpretação de Juca Chaves); “Arrombou o cofre” (composição de Rita Lee e de Roberto de Carvalho / interpretação de Rita Lee); “Brasil” (composição de Cazuza, George Israel e Nilo Romero / interpretação de Gal Costa).

Confira os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta-feira, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h; Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 11/04/2019 - 11:04 - Episódio Na Trilha da História - Hiperinflação brasileira

Mais do programa