Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História mostra a evolução do amor no Brasil

Neste dia dos namorados, a historiadora Mary del Priore conta como a forma de os brasileiros se relacionarem mudou ao longo do tempo

Na Trilha da História

No AR em 12/06/2019 - 11:22

Nesta semana de dia dos namorados, o Na Trilha da História tem como tema o amor. Como os jogos amorosos e os padrões de relacionamentos evoluíram ao longo dos séculos? Quem responde é a historiadora Mary del Priore, autora do livro “O amor no Brasil”, lançado pela editora Contexto.

Ouça no player acima.

Historiadora Mary del Priore com a apresentadora Isabela Azevedo durante a gravação do Na Trilha da História

A pesquisadora explica que amor e felicidade nem sempre estiveram relacionados, especialmente antes da chegada do romantismo na literatura no século XIX. Ela detalha também como a invenção do cinema incentivou a conquista e como a pílula anticoncepcional e a entrada da mulher no mercado de trabalho alteraram a forma de os casais brasileiros se relacionarem.

Trilha Sonora

Confira a lista de músicas deste episódio: “Eu não existo sem você” (composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes / interpretação de Maria Bethânia); “Exagerado” (composição de Cazuza e Leoni / interpretação de Cazuza); “Você” (composição e interpretação de Tim Maia); “Último desejo” (composição de Noel Rosa / interpretação de Gal Costa); e “Evidências” (composição de José Augusto e Paulo Sérgio Valle / interpretação de Chitãozinho e Xororó).

Confira os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta-feira, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 12/06/2019 - 11:33 - Episódio Na Trilha da História - O amor no Brasil

Mais do programa