Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História lembra os horrores da Guerra do Vietnã

Conflito armado ocorreu no contexto da Guerra Fria e é considerado a maior derrota militar dos Estados Unidos

Na Trilha da História

No AR em 23/07/2019 - 13:12

O Na Trilha da História desta semana relembra as origens e os desdobramentos da Guerra do Vietnã, grande conflito armado iniciado na década de 50 e travado entre o Vietnã do Norte comunista e o Vietnã do Sul capitalista, em aliança com os Estados Unidos. O entrevistado deste é episódio é o historiador Antonio José Barbosa, doutor em História Social pela Universidade de Brasília (UnB), onde é professor de História Contemporânea.

Militares americanos na Guerra do Vietnã

 

Durante a entrevista, Antonio Barbosa relata as origens da Guerra do Vietnã, a partir da expulsão dos japoneses no fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, passando pela vitória contra a dominação francesa, em 1954. O pesquisador ainda detalha a participação militar dos Estados Unidos, as estratégias de guerra e as campanhas da juventude dos anos 60 contra o conflito.

Apresentadora Isabela Azevedo entrevista o historiador Antonio Barbosa

 

Trilha Sonora

Todas as músicas deste episódio têm letras relacionadas à Guerra do Vietnã. Confira a lista: “Masters of war” (composição e interpretação de Bob Dylan); “Fortunate Son” (composição de John Forgety e interpretação da banda Creedence Clearwater Revival); “The War Drags On” (composição de Mick Softley e interpretação de Donovan); “Vietnam” (composição e interpretação de Jimmy Cliff); “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones” (Tradução de Brancato Jr de música composta por Gionni Morandi e Franco Migliacci / interpretação dos Engenheiros do Hawaii).

Soldados americanos tocando violão na Guerra do Vietnã

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

 

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

 

Criado em 23/07/2019 - 13:41 - Episódio Na Trilha da História - Guerra do Vietnã

Mais do programa