Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História mostra o avanço do rock durante a Guerra Fria

Historiador André Leme detalha a atuação das bandas e a vigilância exercida sobre os roqueiros nos países comunistas

Na Trilha da História

No AR em 10/07/2019 - 10:47

O Na Trilha da História desta semana trata da evolução do rock no contexto da Guerra Fria, quando o mundo se dividiu entre o capitalismo e o comunismo. O convidado deste episódio é o historiador André Pereira Leme Lopes, doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB) e professor da instituição. No próximo sábado, dia 13 de julho, será comemorado no Brasil o Dia Mundial do Rock.

Ouça no player acima.

Apresentadora Isabela Azevedo entrevista o historiador André Leme

 

Durante a entrevista, André explicou que o surgimento do gênero musical em meados do século XX coincidiu com o início da Guerra Fria, uma disputa que durou mais de 40 anos entre os Estados Unidos e a União Soviética por influência nos sistemas políticos e sociais de outros países. Ainda que as músicas não contestassem o comunismo, o rock produzido sob a órbita soviética enfrentou rigorosa vigilância. Em vários países comunistas, era muito difícil gravar discos e fazer shows.

Mudança de horário

O Na Trilha da História mudou de horário na Nacional FM Brasília. A partir desta semana, ele será transmitido nos sábados, às 11h, com reprise nas quintas, às 22h.

Trilha Sonora

Confira a trilha sonora deste episódio: “Jailhouse Rock" (composição de Jerry Leiber e Mike Stoller / interpretação de Elvis Presley); “Trombitás Frédi” (composição de Anna Adamis, Gábor Presser e S. Nagy István / interpretação da banda Omega); “Ne spavaj mala moja muzika dok svira” (composição de Goran Bregović e interpretação da banda Bijelo Dugme); “Francovka” (composição Egon Bondy e Milan Hlavsa / interpretação da banda Plastic People of the Universe); “Elektricheskiy Pes” (composição de Boris Grebenshchikov  e interpretação da banda Akvarium); e “Wind of Change” (composição de Klaus Meine e interpretação da banda Scorpions).

Confira os horários do programa:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 10/07/2019 - 10:59 - Episódio Na Trilha da História - Rock na Europa Comunista

Mais do programa