Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História conta a vida de José Bonifácio

Neste primeiro de dois episódios sobre o tema, biógrafa Mary del Priore relata a juventude de Bonifácio no Brasil e o período em que ele viveu na Europa

Na Trilha da História

No AR em 27/08/2019 - 13:21

O Na Trilha da História desta semana traz o primeiro de dois episódios sobre a vida de José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos aliados do imperador Dom Pedro I e um dos responsáveis por articular a independência do Brasil. A entrevistada deste programa é a historiadora Mary del Priore, autora do livro “As vidas de José Bonifácio”, lançado pela editora Sextante, com o selo Estação Brasil.

Apresentadora Isabela Azevedo com a historiadora Mary del Priore, autora do livro "As vidas de José Bonifácio"

 

Neste primeiro programa sobre o tema, Mary relata a juventude de José Bonifácio no Brasil e as décadas em que ele viveu na Europa. A pesquisadora também mostra a busca frustrada do mineralogista por cargos e por reconhecimento do reino português, além de detalhar o contexto do retorno de Bonifácio para o Brasil.

Na Trilha da Universidade

No intuito de aproximar o Na Trilha da História das universidades e faculdades, periodicamente o programa vai abrir espaço para que estudantes de graduação participem das entrevistas. Para entrevistar a Mary del Priore nesses dois episódios sobre José Bonifácio, a apresentadora Isabela Azevedo contou com a companhia do estudante João Vitor Barreto, do último semestre de graduação em História na Universidade de Brasília (UnB).

Apresentadora Isabela Azevedo com o estudante João Vitor Barreto
Apresentadora Isabela Azevedo com o estudante João Vitor Barreto, por Álvaro Seixas / EBC

 

Trilha Sonora

Confira as músicas deste episódio: “Navegante” (composição de Sidney Miller / interpretação de Zé Renato e Rui Veloso com o grupo Trinadus); “Coimbra” (composição de Raul Ferrão e José Galhardo / interpretação de Amália Rodrigues); “Ser artista” (composição e interpretação de Cuca Roseta e Pedro Jóia); “Abandono” (composição de Alain Oulman e David Mourão Ferreira / interpretação de Cristina Branco); “Saudades do Brasil em Portugal” (composição de Vinicius de Moraes / interpretação de Zé Renato com o grupo Trinadus).

Confira os horários do programa:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 27/08/2019 - 14:03 - Episódio Na Trilha da História - José Bonifácio - parte 1

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa