Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História resume 500 anos de música brasileira

Cravista Rosana Lanzelotte fala sobre os cinco séculos de música brasileira, especialmente sobre o encontro do erudito e o popular, no contexto da história do Brasil   

Na Trilha da História

No AR em 12/08/2019 - 09:56

O Na Trilha da História desta semana se propõe ao desafio de dar um panorama geral dos cinco séculos de produção musical brasileira, com especial enfoque para a música clássica e o encontro entre a música de concerto e a canção popular. A entrevistada deste episódio é a cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, fundadora e diretora do Instituto Musica Brasilis.

Ouça no player acima.

Entre os assuntos abordados por Rosana, estão os manuscritos musicais mais antigos já encontrados, a música sacra relacionada ao ciclo do Ouro do século XVIII e o impacto da transferência da família real para o Rio de Janeiro em 1808 para o cenário musical.

Cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, diretora do Instituto Musica Brasilis
Cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, diretora do Instituto Musica Brasilis 

 

O Instituto Musica Brasilis destina-se, especialmente, à preservação, digitalização e divulgação de partituras musicais. Até o dia 1º de setembro, a instituição promove a exposição “Musica Brasilis – 5 séculos de música brasileira” na Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, Minas Gerais. A mostra, que tem entrada gratuita, traz vários recursos interativos que resgatam os repertórios brasileiros de todos os tempos e gêneros. Para quem não tiver a oportunidade de visitar a expocisição, o site do intituto traz várias informações, com textos e vídeos, sobre a história da música brasileira. 

 

Trilha Sonora

Confira a trilha sonora deste episódio: “Matais de Incêndios” (autoria desconhecida / interpretação da orquestra Vox Brasiliensis, sob a regência do maestro Ricardo Kanji); “Abertura Zemira”, (composição de José Maurício Nunes Garcia e interpretação da orquestra Vox Brasiliensis, sob a regência do maestro Ricardo Kanji); “Quem sabe” (composição de Carlos Gomes e Bittencourt Sampaio / interpretação da Orquestra Sinfônica de Campinas, com regência do maestro Victor Hugo Toro e solo da soprano Jayana Paiva); “Lundum para piano” (autor desconhecido e interpretação de Rosana Lanzelotte); “Homenagem ao Malandro” (composição de Chico Buarque, arranjo de Laércio de Freitas e interpretação da Orquestra do Estado de São Paulo e a Banda Mantiqueira, com a regência do maestro John Neschling).

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

 

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

 

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 12/08/2019 - 10:11 - Episódio Na Trilha da História - 500 anos de música

Mais do programa