Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História explica o processo de sofisticação do jazz

Maestro Alexandre Innecco mostra como o jazz tradicional de Nova Orleans deu origem ao bebop

Na Trilha da História

No AR em 18/09/2019 - 14:04

O Na Trilha da História desta semana traz o segundo episódio sobre a trajetória do jazz. Assim como na semana passada, o entrevistado é o maestro Alexandre Innecco, mestre em regência pela Missouri University e idealizador do Espaço Cultural Alexandre Innecco (ECAI). Neste mês, a instituição está promovendo um curso sobre a história do jazz.

Maestro Alexandre Innecco com a apresentadora Isabela Azevedo

 

Durante a entrevista, Alexandre Innecco fala sobre o jazz vocal e mostra que na década de 40 um outro tipo de jazz tomou corpo em Nova York. Era o bebop: uma música mais complexa, intelectual e com muita improvisação.

 

Maestro Alexandre Innecco

 

Curso sobre a história do jazz

Neste mês de setembro e na primeira semana de outubro, o maestro Alexandre Innecco está promovendo um curso sobre a história do jazz. Os encontros são sempre às segundas-feiras, com duração de uma hora. Os temas são os seguintes: o jazz de Nova Orleans (16/09), as big bands (23/09), o jazz vocal (30/09) e o bebop (07/10). As aulas estão ocorrendo no ECAI, em Brasília, na 116 norte. Mais informações podem ser encontras no site do instituto.

 

Trilha Sonora

Confira a trilha sonora deste episódio: “When I Fall in love” (composição de Edward Heyman e Victor Young / interpretação de Nat King Cole); “Strange Fruit” (composição de Lewis Allan / interpretação de Billie Holiday); “I Wish I Knew How It Would Feel to Be Free” (composição de Billy Taylor / interpretação de Nina Simone); “I want a little sugar in my bowl” (composição de Tim Brymn, Nina Simone, Bert Williams e Hans Zimmer / interpretação de Nina Simone); “So What” (composição e interpretação da Miles Davis); “Giant Steps” (composição e interpretação de John Coltrane); e “Summertime” (composição de George Gershwin, Ira Gershwin e DuBose Heyward / interpretação de Louis Armstrong e Ella Fitzgerald).

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 14h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 19h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

Quarta-feira, 23h: Rádio MEC FM 99,3 MHz do Rio de Janeiro, às 23h.

 

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Tags:  história Jazz

Criado em 18/09/2019 - 14:14 - Episódio Na Trilha da História - Trajetória do Jazz - parte 2

Mais do programa