Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História mostra papel de José Bonifácio na independência

Neste segundo episódio sobre o tema, a biógrafa Mary del Priore relativiza a imagem de “patriarca da independência" e explica a relação de Dom Pedro I com Bonifácio

Na Trilha da História

No AR em 05/09/2019 - 14:08

No segundo episódio do Na Trilha da História sobre a vida de José Bonifácio, a historiadora Mary del Priore defende a abolição do mito do “patriarca da independência” e explica que foram vários os responsáveis pela separação do Brasil de Portugal. Mary é autora do livro “As vidas de José Bonifácio”, lançado pela editora Sextante, com o selo Estação Brasil.

Livro "As vidas de José Bonifácio", de Mary del Priore

 

Ouça aqui o primeiro episódio.

Assim como na semana passada, o estudante João Vitor Barreto, do último semestre de graduação em História na Universidade de Brasília (UnB), participa da entrevista. Com o intuito de aproximar o Na Trilha da História das universidades e faculdades, periodicamente o programa vai abrir espaço para que alunos de graduação participem das entrevistas, colaborando com perguntas para os historiadores.

Apresentadora Isabela Azevedo com o estudante João Vitor Barreto

 

Trilha Sonora

Confira as músicas deste episódio: “Quem é José” (composição e interpretação de Gil Nuno Vaz); “Quem dá mais” (composição de Noel Rosa / interpretação do grupo Gomalina Clube); “Dia do Fico” (composição de Cabana / interpretação de Martinho da Vila); “Berço do Patriarca da Independência” (composição de Radamés da Gaita e de Wladimir Mattos / interpretação de Radamés da Gaita); e “Peito Vazio” (composição de Cartola e Elton Medeiros / interpretação de Roberta Sá e de Ney Matogrosso).

 

Mudança de horário

Excepcionalmente este sábado, devido à programação especial de independência no dia 7 de setembro, o Na Trilha da História será transmitido em horários alternativos nas emissoras de Brasília. Na Nacional FM, o programa será veiculado no sábado, às 14h. Já Na Nacional AM, episódio vai ao ar às 19h.

 

Confira os horários do programa:

 

Sábado, 14h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 19h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

 

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 05/09/2019 - 14:21 - Episódio Na Trilha da História - José Bonifácio - parte 2

Mais do programa