Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História detalha o perfil dos primeiros presidentes brasileiros

Nos 130 anos da Proclamação da República, o programa aborda as principais características da primeira fase presidencialista do Brasil

Na Trilha da História

No AR em 13/11/2019 - 09:25

Nesta semana em que a Proclamação da República completa 130 anos, o Na Trilha da História traz o perfil dos primeiros presidentes brasileiros. O convidado deste episódio é o jornalista Rodrigo Vizeu, autor do livro “Os Presidentes”.

Apresentadora Isabela Azevedo entrevista o jornalista Rodrigo Vizeu, autor do livro "Os Presidentes"


Além de resumir a biografia de personalidades como Hermes da Fonseca e Artur Bernardes, o escritor também comenta aspectos muito associados à Primeira República (1889-1930), como a Política do Café com Leite, o coronelismo e o voto de cabresto.  

 

Trilha Sonora

Confira as músicas deste episódio: "Liberdade, Liberdade! Abre as Asas sobre nós" (composição de Niltinho Tristeza, Preto Jóia, Vicentinho e Jurandir / interpretação de Dudu Nobre); É “Feitiço da Vila” (composição de Noel Rosa e interpretação de Martinho da Vila); “Onde está a honestidade?” (composição de Noel Rosa e interpretação de Beth Carvalho); “Corta-Jaca” (composição de Chiquinha Gonzaga e Machado Careca / interpretação de Lysia Condé); “Com que roupa” (composição de Noel Rosa e interpretação de Gilberto Gil); e “Aprendendo a Jogar” (composição de Guilherme Arantes e interpretação de Elis Regina).

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 14h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 19h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

Quarta-feira, 23h: Rádio MEC FM 99,3 MHz do Rio de Janeiro.

 

Conheça o Na Trilha da História:

 

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

 

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 13/11/2019 - 09:34 - Episódio Na Trilha da História - Primeira República

Mais do programa