Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História tem como tema as "fake news"

Neste episódio, os historiadores Antonio Barbosa, Renato Drummond Neto e Carlos Daróz relembram as notícias falsas que podem ter mudado os rumos da história

Na Trilha da História

No AR em 11/02/2020 - 10:36

O Na Trilha da História desta semana reuniu um time historiadores para comentar algumas fake news históricas. Os convidados deste episódio são Antonio Barbosa, professor de História Contemporânea da Universidade de BrasíliaRenato Drummond Neto, autor do site e do livro Rainhas Trágicas; e o pesquisador Carlos Daróz, especialista em história militar.

Ouça no player acima.

Historiador Antonio Barbosa, do Departamento de História da Universidade de Brasília
Historiador Antonio Barbosa, do Departamento de História da Universidade de Brasília, por Foto: Marcello Casal Jr/ABr

 

Durante a entrevista, o historiador Antonio Barbosa falou sobre algumas notícias falsas relacionadas à história do Brasil. Contou, por exemplo, sobre um boato que correu na Rua do Ouvidor no Rio de Janeiro, em 1889, que ajudou a arruinar o império brasileiro. Segundo a fofoca, o imperador Dom Pedro II teria mandado prender o marechal Deodoro da Fonseca, que, em seguida, viraria o líder da Proclamação da República.  

Panfleto intitulado “A vida de Maria Antonieta da Áustria, rainha da França”, que apresentava os escândalos sexuais supostamente protagonizados pela esposa de Luís XVI.
Panfleto intitulado “A vida de Maria Antonieta da Áustria, rainha da França”, que apresentava os escândalos sexuais supostamente protagonizados pela esposa de Luís XVI.

 

Já o historiador Renato Drumond Neto abordou as fake news relacionadas à rainha Maria Antonieta, que perdeu a cabeça em 1793, durante a Revolução Francesa. Ele explicou, por exemplo, que vários panfletos da época mostravam a monarca como infiel e esbanjadora de dinheiro dos cofres do reino. O pesquisador revela, ainda, que ela nunca teria recomendado aos franceses famintos que comessem brioches. Renato já participou de um episódio inteiro do Na Trilha da História dedicado apenas à vida de Maria Antonieta. Ouça aqui

Historiador Renato Drummond Neto, autor do livro "Rainhas Trágicas"
Renato Drummond Neto, autor do site e do livro Rainhas Trágicas

 

Por fim, o historiador Carlos Daróz contou algumas fake news relacionadas à Segunda Guerra Mundial. Relatou, por exemplo, que os aliados armaram uma operação falsa para despistar os alemães enquanto executavam a invasão na Normandia, na França, conhecida como “Dia D”. Carlos já participou de outro episódio do Na Trilha da História, em que falou  sobre o livro "O Brasil na Primeira Guerra Mundial". Ouça aqui

Historiador militar Carlos Daróz
Historiador militar Carlos Daróz, autor do livro "O Brasil na Primeira Guerra Mundial"

 

Trilha Sonora

As músicas deste episódio tratam de boatos, fofocas e avanços da tecnologia. Confira a lista: “Boato” (composição de João Roberto Kelly e interpretação de Elza Soares); “Mentira” (composição de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle / interpretação de Marcos Valle); “Pega na mentira” (composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos / interpretação de Erasmo Carlos); “Falador passa mal” (composição de Jorge Ben e interpretação dos Originais do Samba); “Xô, fofoca” (composição e interpretação de Dudu Nobre); “Ti-ti-ti” (composição de Rita Lee e Roberto de Carvalho / interpretação de Rita Lee); e “Pela internet” (composição e interpretação de Gilberto Gil).

 

Conheça o Na Trilha da História:

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

 

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

 

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 11/02/2020 - 11:20 - Episódio Na Trilha da História - Fake News

Mais do programa