Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Laurentino Gomes revela os bastidores da Proclamação da República

O autor de "1889" participa do primeiro Na Trilha da História e conta como aconteceu o fim da monarquia

Neste dia 15 de novembro, data da Proclamação da República, o Na Trilha da História detalha os motivos que levaram Dom Pedro II a perder o trono. O convidado desta semana é o jornalista Laurentino Gomes, autor do livro 1889. Em uma conversa bem humorada, o escritor mostra como a insatisfação dos militares que haviam lutado na Guerra contra o Paraguai e a abolição da escravatura contribuíram para que o Marechal Deodoro da Fonseca decretasse o fim da monarquia. Mas a história não é tão simples assim... Monarquista convicto, o marechal mudou de lado quando Dom Pedro II resolveu colocar no comando dos seus ministros um gaúcho que havia arrebatado o coração da mulher por quem Deodoro era apaixonado.

 

Trilha Sonora

A trilha sonora deste episódio é formada pelas músicas "Liberdade, Liberdade, Abre as asas sobre nós" (samba enredo inspirado no Hino da República), "Os Cinco Bailes da História do Rio" (foi no último baile que os militares tramaram a queda de Dom Pedro II), "Sonhos Guaranis" (mostra como a Guerra do Paraguai arrasou o Mato Grosso), "Sublime Pergaminho" (aborda o fim da escravidão) e "Saudades do Brasil em Portugal" (tema de despedida da família real do Brasil).

 

Confira aqui os horários do programa completo

Domingo, 23h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz e Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz (em rede com a Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz)

Domingo, 8h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz

Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHZ

Criado em 15/11/2016 - 11:54 e atualizado em 15/11/2016 - 15:38

Mais do programa