Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História refaz o caminho do café pelo país

Em entrevista ao Na Trilha da História, a historiadora Ana Luiza Martins diz que contar a história do grão é contar a história do Brasil

Nesta semana, o Na Trilha da História tem como tema o nosso tão conhecido cafezinho, que entrou no país no século XVIII pelas mãos de um militar galanteador e ganhou as terras do Sudeste e do Sul. Desde então, o fruto financiou a cultura, fez a política, levantou a economia e a derrubou também. A historiadora Ana Luiza Martins, a convidada deste episódio, explica que o café sempre foi um dos principais personagens da História do Brasil, seja como protagonista ou como coadjuvante.

"Pegue uma xícara de café e você está com a História em suas mãos. Você não sabe tudo que há por trás! Que atrás daquele café há um mar azul, que nesse mar tem os estivadores lá no porto que levavam os sacos, os escravos que plantavam as sementes... Enfim, contar a história do café é contar a história do Brasil", conclui a autora do livro História do Café. No player acima, é possível conferir o  programa completo com uma hora de duração, a entrevista na íntegra da pesquisadora, além da trilha sonora relacionada ao tema.

Trilha Sonora

A trilha sonora do programa é formada por músicas que tem tudo a ver com o assunto da semana: "Café" (composição e interpretação de Jorge Benjor); "Samba do Café" (composição de Vinicius de Moraes e interpretação de Ciro Monteiro); "Trem  de ferro" (música de Tom Jobim e poesia de Manuel Bandeira); "The Coffee Song" (composição de Bob Hilliard / Dick Miles e interpretação de Frank Sinatra); e "Conversa de Botequim" (composição de Noel Rosa e interpretação de Moreira da Silva).

Confira aqui os horários do programa completo
Domingo, 23h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz e Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz (em rede com a Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz)
Domingo, 8h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHZ

 

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 08/12/2016 - 17:30 e atualizado em 04/01/2017 - 20:26

Mais do programa