Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as diferentes maneiras de celebrar o carnaval pelo mundo

Especialistas falam sobre as diferenças das tradições de carnaval no Brasil e no mundo

Nacional Jovem

No AR em 07/02/2018 - 10:44

Já estamos em clima de carnaval. Você sabe da onde vem o carnaval? E que o carnaval também é comemorado em outras partes do mundo? O programa Nacional Jovem conversou com dois especialistas que falaram sobre as diferentes maneiras de celebrar a data em vários cantos do mundo: os historiadores Tiago Rattes de Andrade e Walfrido Soares de Oliveira Junior.

Ouça a entrevista completa:

"Às vezes a gente está muito habituado com essa ideia do Brasil como país do carnaval, e acaba até se esquecendo de pensar um pouco sobre as origens", ponderou Tiago. "Os historiadores não têm um local específico que possam afirmar que começou o carnaval, mas têm relatos do surgimento dessa festa há mais de 3 mil anos, na Grécia Antiga".

Segundo ele, o carnaval começou no Brasil na época da colônia, com a tradição vinda da Europa, mas se efetivou na segunda metade do século XIX: "Existem registros em várias regiões, não só no Rio de Janeiro, mas também em Minas Gerais, na Bahia, e em algumas regiões do sul do Brasil".

"Outro aspecto que podemos comentar do carnaval no Brasil é a associação do carnaval com o samba", observou Walfrido. "O ritmo do samba vai se associando mais firmimente ao carnaval no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro. Em outros lugares e outros períodos você tinha uma brincadeira de carnaval que se dava com diferentes ritmos, grande parte deles influenciados pela música afro-brasileira."

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, às 14h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia; e, às 11h (horário local), na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 07/02/2018 - 10:55

Mais do programa