Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Atividade física e adolescentes: professor esclarece mitos e verdades

Especialista desconstrói mitos e fala dos benefícios da atividade física para os adolescentes

Nacional Jovem

No AR em 13/04/2018 - 15:22

O programa Nacional Jovem conversou com o professor de Fisiologia do Exercício da Unieuro e pesquisador da UNB, Carlos Janssen, que respondeu as dúvidas que a população tem em relação as atividades físicas e os adolescentes.

Segundo o fisiologista, praticar atividade física regular na adolescência é recomendado, pois contribui com a saúde física e emocional do adolescente. “Hoje temos dados científicos que mostram que pessoas que praticam atividade física regular na infância ou na adolescência, tem uma maior probabilidade de serem adultos fisicamente ativos. Se a gente considerar que hoje o sedentarismo responde por uma das principais causas de doenças cardiovasculares que são, consequentemente, a principal causa de morte no mundo, isso é algo extremamente relevante”, observou o professor.

De acordo com o professor, o exercício mais recomendado é o que o adolescente goste de fazer, respeitando suas particularidades: “uma determinada modalidade, como por exemplo, a musculação, pode ser interessante para o desenvolvimento da massa muscular e para o desenvolvimento ósseo, contudo, muitas pessoas detestam a musculação, então a chance dessa pessoa ingressar em um programa de treinamento com peso e desistir, se tornando futuramente uma pessoa fisicamente inativa e sedentária, é muito grande, e quando a pessoa realiza a prática de uma modalidade esportiva porque gosta, a chance dela se manter fisicamente ativa por um período prolongado ou pela vida toda, é muito maior. A nossa briga hoje, na área da saúde, não é pelo melhor tipo de treinamento para alcançar um determinado objetivo, como por exemplo, o emagrecimento ou a melhora da densidade mineral óssea, e sim fazer as pessoas se tornarem fisicamente ativas”, afirmou o fisiologista e pesquisador, Carlos Janssen.

Para ouvir a entrevista completa, clique no player abaixo.

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional da Amazônia; e, às 12h (horário local), na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 13/04/2018 - 15:27

Mais do programa