Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nacional Jovem fala sobre prevenção ao suicídio

Ministério da Saúde aponta que, todos os dias, 30 pessoas tiram a própria vida no Brasil, principalmente entre os adolescentes

Nacional Jovem

No AR em 18/06/2019 - 14:09

O Nacional Jovem conversou com a doutora em Psicologia e Psicoterapeuta Célia Maria Ferreira, que falou sobre a escola como espaço de prevenção ao suicídio de adolescentes. 

Ouça no player abaixo:


Célia acredita que um dos motivos do alto índice de suicídio entre jovens é o fato de eles serem muito exigidos nos dias de hoje, o que pode gerar um sofrimento psíquico. 

Segundo a especialista, o primeiro passo para os educadores e professores começarem a prevenção é saber falar sobre o assunto. 

Ela apontou que mudança nos hábitos, comportamento ansioso, piora no desempenho escolar e afastamento dos amigos são sinais de que o jovem pode estar sofrendo.

Célia lembrou que os adolescentes passam muito tempo na escola e os professores podem perceber sintomas e ter um papel importante de ajuda na vida deles. 

 

"Precisamos ouvir os adolescentes, acolher a sua dor, estar presente na vida deles", declarou. 

 

A psicoterapeuta afirmou que a tentativa de suicídio é expressão de um processo de crise, que se desenvolve de uma forma gradual. 

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.  

Criado em 18/06/2019 - 15:07

Mais do programa