Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nacional Jovem fala sobre puberdade precoce

Especialista comentou sobre sintomas e consequências

Nacional Jovem

No AR em 12/06/2019 - 13:48

O Nacional Jovem conversou com a médica endocrinologista pediátrica, Karla Karoline Queiroz de Carvalho. Ela falou sobre a puberdade precoce

Ouça no player abaixo: 

 

A puberdade é um ciclo da vida em que ocorrem mudanças físicas e hormonais - geralmente quando a criança tem por volta de 10 e 11 anos. De acordo com Karla, é precoce quando ocorre antes dos oito anos em meninas e dos nove em meninos. 

 

"A puberdade precoce é uma disfunção que precisa ser reconhecida, diagnosticada e tem tratamento para isso", afirmou. 

 

Segunda a médica, em mais de 90% dos casos ainda não se reconhecem as causas que levam às mudanças precoces no corpo das meninas. Nos meninos, dois terços dos casos estão ligados a algum tipo de distúrbio no sistema nervoso central. 

Karla apontou o aumento da velocidade de crescimento, acnes e pêlos pubianos como os principais sintomas.

A médica declarou que, quando não acompanhada por um médico, pode resultar em depressão, comportamento antissocial, transtornos alimentares, precocidade do início da atividade sexual e gravidez indesejada.

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.   

 

Criado em 12/06/2019 - 14:39

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa