Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nacional Jovem repercute o 1º dia de provas do Enem

Ouça os comentários do professor Frajola sobre a prova de Linguagens e o tema da Redação deste ano

Nacional Jovem

No AR em 04/11/2019 - 16:00

Márcia Dias conversou com Thiago Silva, mais conhecido como Frajola, professor de Linguagens e Redação da Academia das Específicas. Ele falou sobre o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:


Segundo ele, havia uma grande expectativa, por conta da mudança de governo, de como seria a abordagem da prova e o tema da redação. Mas, de modo geral, o exame manteve bastante semelhança com os anos anteriores. 

O professor afirmou que os enunciados foram mais curtos. Quanto aos conteúdos, a prova de Linguagens manteve uma característica do Enem, que é a interpretação de texto. Chamou a atenção também a ausência de autores mais tradicionais de Literatura, como Clarice Lispector, Machado de Assis e outros. Quanto à dificuldade, ele acredita que foi de fácil pra médio. 

Na entrevista, ele comentou também algumas questões que abordaram temas como liberdade de expressão, violência contra a mulher, feminismo, exposição de crianças na internet e bullying, além dos textos baseados em músicas da Madonna e do Cazuza. Thiago estranhou somente não constar nada relativo à ditadura no Brasil, um período tão importante da história. 

Sobre o tema da redação, ele acredita que o cinema tenha um papel importante no país, embora o acesso ainda seja um problema sério no Brasil. Um exemplo positivo, segundo ele, foi o filme "Cine Holliúdy" que foi filmado com a população do Nordeste e obteve grande sucesso de público.

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 04/11/2019 - 15:56 e atualizado em 04/11/2019 - 16:55

Mais do programa