Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabe diferenciar a tristeza da depressão?

Para psicóloga, o mundo de hoje acha a tristeza algo ruim, que a gente não pode ficar triste

Nacional Jovem

No AR em 11/02/2020 - 16:00

Você sabe diferenciar a tristeza da depressão? Segundo a educadora Lydia Rebouças, psicóloga e cofundadora da UNIPAZ no Brasil,  a pessoa, às vezes, está vivendo uma tristeza que é saudável. "É quando você perde o emprego ou alguém muito amado da sua família, o fim de um relacionamento. Se a tristeza persistir por muito tempo aí sim pode ser patológica".

Mas o que caracteriza a depressão? De acordo com a entrevistada, é quando o corpo está sem vitalidade. "A  gente não tem vontade de levantar, de fazer nada. O corpo depressivo tende a ser um corpo muito estagnado. O exercício físico é fundamental no tratamento da depressão para que a pessoa comece a produzir os hormônios do bem-estar", esclarece a terapeuta.

Na entrevista, ela comenta que o mundo de hoje acha que a tristeza é algo ruim, que a gente não pode ficar triste. Um gatilho para a depressão é a irritação. Para Lydia, este é um sintoma da depressão. Outra característica também - que pode ser outro sintoma - é quando a pessoa não quer ter contato com as pessoas, evita exageradamente o contato social. Há se destacar também que são muitos os níveis da depressão.

E quem reclama demais? Como conviver com alguém que tem depressão? Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 11/02/2020 - 18:44 e atualizado em 11/02/2020 - 18:40

Mais do programa