Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o projeto Omunga na Amazônia

Segundo fundador do Instituto Omunga, objetivo principal é levar educação a regiões mais isoladas e distantes do país

Nacional Jovem

No AR em 11/03/2020 - 16:00

O Nacional Jovem desta quarta-feira (11) fala sobre o projeto Omunga na Amazônia. Iniciado em 2016, este é o 3º projeto social do Instituto Omunga. Até agora, eles já construíram 3 bibliotecas em regiões isoladas e vulneráveis do Brasil e da África, beneficiaram mais de 6 mil alunos e capacitaram 550 professores. Para falar sobre o projeto Omunga, em Atalaia do Norte, Amazonas, Ediléia Martins conversou com o fundador da ONG e empreendedor social, Roberto Pascoal. 

"O projeto Omunga na Amazônia tem como objetivo levar mais educação pra regiões distantes e isoladas da Amazônia, aonde poucas ou nenhuma organização social atua. Isso não quer dizer que nessas regiões não tem educação, mas nós acreditamos que podemos somar, com o esforço dos professores e do poder público local, por meio da construção de bibliotecas e formações continuadas de professores. Porque o professor é nosso principal agente de transformação social. Então, não adianta você ir lá construir uma bibioteca, fazer doação de livros e simplesmente transfomar a iniciativa numa ação assistencialista. O que nós desejamos é que a biblioteca e os livros sejam uma ferramenta e que esses professores dessas regiões se sintam assistidos, se sintam instrumentalizados e motivados para cada vez mais estarem conectados com sua potência. E com muito respeito ao conhecimento local, ao que esses educadores já desenvolvem", esclarece o presidente do Instituto. 

No final de fevereiro, o Instituto realizou uma sessão de escuta com os professores da rede pública daquela região pra potencializar um programa pedagógico que vai durar 2 anos. O projeto Omunga na Amazônia deve atender 6 mil e 500 crianças e 550 professores. Segundo Roberto Pascoal, o Instituto ainda pretende iniciar uma operação no Pantanal e em outras cidades no Amazonas. 

Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 11/03/2020 - 18:16 e atualizado em 11/03/2020 - 18:13

Mais do programa