Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mulheres Engajadas

Organização criada por mulheres visa formar os jovens em participações

Nesta sexta-feira(06), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que será no próximo domingo (08), o programa Nacional Jovem conversou com Raquel Rosenberg, umas das idealizadoras e também coordenadora geral do Engajamundo, uma organização não governamental, sem fins lucrativos e apartidária que foi criada a princípio por mulheres que queriam tornar a participação da juventude brasileira em negociações internacionais mais efetiva e inclusiva.

 

Segundo Raquel, o objetivo da organização é mobilizar e formar jovens para a participação internacional, e para isso, a organização traz para o cotidiano dos jovens temas que são relevantes  para a sociedade.

 

A organização foi criada por um grupo de sete amigas que foram participar da Rio+20 – A Conferência de Desenvolvimento Sustentável, promovida pela ONU em 2012, e lá, elas perceberam, que para os jovens terem mais voz em eventos como estes eles, eles precisavam passar por formações específicas antes de irem para grandes eventos como o da ONU, conta a coordenadora.

 

Mais engajadas, começaram a preparar materiais para capacitar jovens para participarem de conferências internacionais que abordam diversos temas, entre eles, mudanças climáticas e direitos das Mulheres.

 

Raquel destaca que atualmente, um dos projetos do Engajamundo totalmente voltado para as mulheres consiste em levar delegações para participar do Conselho do Status da Mulher (CSW), em Nova Youk  (EUA),  que ocorre anualmente, cujo o objetivo é promover políticas públicas de apoio, amparo e qualidade de vida a mulher. 

 

De acordo com Raquel, o Engajamundo possui atualmente mais de 500 membros e cerca de 60 voluntários em todo o Brasil, sendo 80% desse voluntários mulheres.

 

Confira a íntegra da entrevista!!!! O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 06/03/2015 - 23:08 e atualizado em 06/03/2015 - 20:08

Mais do programa