Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Nacional do Livro Infantil: a inclusão chega aos contos de Fadas

Agora, pessoas com deficiência visual ou com baixa visão podem ter

Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, que será celebrado neste sábado (18), o Nacional Jovem conversou com a coordenadora de Acesso ao Livro na Fundação Dorina Nowill para cegos, Ana Paula Silva. Ela falou sobre os clássicos da Literatura Infantil que foram adaptados em formato acessível para pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.

 

Essa é uma iniciativa da Fundação Dorina Nowill para cegos, que há 69 anos faz um trabalho voltado para deficientes visuais, por meio da disponibilidade de diversos serviços e também para o foco na leitura acessível.

 


Segundo a coordenadora, a  Fundação pega clássicos da literatura Infantil e os transforma em livros inclusivos. As obras possuem ilustrações em alto-relevo e as letras foram ampliadas, para que as pessoas com baixa visão possam ler,  e, claro, há livros em braille para as pessoas com perda total da visão. Os exemplos são muitos: Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, João e Maria, João e o Pé de Feijão, entre outros.

 

Segundo a coordenadora, há também um CD com todas as histórias e descrições do livro, visando oferecer as pessoas com deficiência visual, seja criança ou adulto, uma audiodescrição prazerosa e com as riquezas que os clássicos trazem.

 

Sobre a importância dos livros inclusivos, Ana Paula ressalta que eles dão oportunidade e autonomia para que os alunos deficientes possam interagir com os professores, colegas, familiares ou vice-versa, de maneira a promover uma interação global.

 

Segundo Ana Paula, a Fundação Dorina Nowill espera promover e permitir o acesso das pessoas com deficiência a cultura e a informação, sem depender de outra pessoa.

 


Serviço: www.fundacaodorina.org.br. Telefone: 11-5087-0960

 

Confira a íntegra da entrevista!!!!

 

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 17/04/2015 - 22:30 e atualizado em 17/04/2015 - 19:21

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa