Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nacional Jovem desta quarta (27) tem como tema o Dia Mundial sem Tabaco

Segundo a OMS cerca de 6 milhões de pessoas morrem a cada ano em

O Nacional Jovem dessa quarta-feira (27) entrevistou a psicóloga, consultora da área de Prevenção e Promoção da Saúde da Fundação do Câncer, Cristina Perez. O programa teve como tema o Dia Mundial sem Tabaco que será no próximo domingo, dia 31 de maio. A data serve para conscientizar a população sobre os prejuízos do fumo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência do cigarro.

 


Segundo a psicóloga Cristina Perez, 90% das pessoas que fumam atualmente começaram a fumar antes dos 19 anos de idade, portanto a iniciação ao tabagismo ocorre em sua maioria entre os jovens. “É muito importante que não se tenham pessoas fumando em novelas, filmes, programas de TV” explica Cristina sobre os grupos que influenciam o jovem que não são apenas a família e o ciclo social mas também as personalidades da mídia.

 


O tabagismo está relacionado à maioria dos casos de câncer de pulmão, problemas respiratórios como a asma e problemas cardiovasculares como o infarto. Os dados são da Fundação do Câncer que conta que graças as atuais políticas brasileiras de controle do tabagismo, o país conseguiu reduzir em 28% a quantidade de fumantes maiores de 18 anos.

 


A Lei Antifumo é uma dessas medidas tomadas pelo Brasil que proíbe o uso de cigarro em qualquer ambiente fechado, como em shoppings ou restaurantes. Cristina Perez ressalta que o prejudicado pelo cigarro não é apenas o fumante mas também as pessoas que o rodeiam. A psicóloga conta que além dos benefícios à própria saúde, o fumante que para de fumar contribui para que sua família e seu ciclo social fiquem mais saudáveis por não os expor mais a fumaça do cigarro.

 

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 26/05/2015 - 21:07 e atualizado em 27/05/2015 - 15:35

Mais do programa